CNN Brasil

Crianças ucranianas fazem votos ao Papai Noel: “Espero que não seja abatido pela defesa aérea“

As crianças na Ucrânia têm desejos que vão além dos brinquedos nesta época de festas, à medida que a Rússia continua a atacar cidades e vilas com drones e mísseis.

Os ataques russos à infraestrutura civil aumentaram no último mês, um aumento no inverno que afetou gravemente as crianças. “Estes ataques causaram ferimentos entre crianças, enviaram uma onda intensificada de medo e pavor através de comunidades já profundamente angustiadas, e deixaram milhões de crianças em toda a Ucrânia sem acesso sustentado a eletricidade, aquecimento e água, expondo-as a danos graves adicionais à medida que as temperaturas descem, ” disse Regina De Dominicis, diretora regional do UNICEF para a Europa e Ásia Central, em comunicado na segunda-feira (18).

Pelo menos 10.000 civis, incluindo mais de 560 crianças, foram confirmados como mortos desde que a Rússia lançou a sua invasão em grande escala da Ucrânia em Fevereiro de 2022, disse a Missão de Monitorização dos Direitos Humanos das Nações Unidas na Ucrânia no mês passado. Mais de 18.500 pessoas ficaram feridas.

Mesmo face a circunstâncias tão terríveis, a resiliência das crianças está patente nas suas cartas de férias, enquanto vivem à sombra da guerra. A CNN conversou com pais e cuidadores, que compartilharam as cartas de seus filhos ao Papai Noel e suas esperanças neste Natal e no próximo ano.

Solomiya, de 11 anos, tem um desejo para 2024: paz. O garoto conhece o custo da guerra por experiência própria. O seu pai alistou-se para lutar em 2014 – quando a Rússia anexou a Península da Crimeia da Ucrânia e ocupou partes do leste – e foi morto em combate. Oito anos mais tarde, quando a Rússia lançou a sua invasão em grande escala, Solomiya e a sua família viviam no subúrbio de Bucha, em Kiev, mas fugiram em busca de segurança no noroeste da Ucrânia, três dias depois de as tropas russas ocuparem a área.

Solomiya adorava desenhar em telas grandes antes da guerra. Ela parou por enquanto, mas diz que vai começar de novo quando voltarem a Bucha, segundo sua mãe.

Kaya, de seis anos, mostra a cartinha ao Papai Noel / CNN

Kaya, de seis anos, quer um kit de artesanato, um brinquedo e ver o pai no Natal. Seu pai é membro da 47ª Brigada Mecanizada que luta no ponto crítico de Avdiivka, no leste da Ucrânia. Em sua carta, ela escreveu: “Gostaria que meu pai, que agora defende a Ucrânia, viesse passar o Natal comigo. Por favor, ajude-o a fazer isso.” O pai de Kaya, Dmytro, quer ver sua família nas férias, mas eles se mudaram para a Alemanha e ele não pode viajar .

Anastasia, que tem dez anos, e sua família escaparam de sua cidade natal, na região ocupada de Kherson, na Ucrânia, há quase dois meses. Sob a ocupação russa, a família foi forçada a mudar os seus documentos de identidade ucranianos para russos.

As autoridades de ocupação exigiram que Anastasia frequentasse uma escola russa e ameaçaram tirá-la da família se recusassem. Os voluntários ajudaram a família a partir para territórios controlados pela Ucrânia. Atualmente, eles vivem num centro de reabilitação em Kiev, onde Anastasia está envolvida em arteterapia para ajudá-la a lidar com tudo o que passou. Seu desejo este ano é simples e modesto – em sua carta, ela pediu protetores de ouvido “fofos”.

Maks teve que sair de sua cidade por conta da guerra contra a Rússia / CNN

Maks, de cinco anos, quer a vitória no Natal. Sua carta é simples e curta: “Querido Noel, traga-nos a vitória”.

A sua mãe diz que Maks percebeu o seu forte patriotismo e a importância da vitória da Ucrânia ao ouvir conversas de adultos. A família deixou Kiev e foi para o oeste da Ucrânia quando a guerra começou. Ele deixou sua carta para o “bom velhinho” no parapeito da janela de sua nova casa temporária.

Crianças ucranianas pedem além de presentes / CNN

Artem e Tymofii são irmãos que partiram com a família para Munique há 18 meses devido à invasão em grande escala da Rússia. Antes da guerra, os meninos visitavam o avô na cidade de Nova Khakova, no sul da Ucrânia, às margens do rio Dnipro. A barragem do rio explodiu neste verão, causando um desastre ambiental e humanitário. Os meninos falam que querem pescar lá com o avô, segundo a mãe. A margem oriental do Dnipro está actualmente ocupada pela Rússia e a margem ocidental está sob constantes bombardeamentos, o que a torna perigosa.

Em suas breves notas para o Papai Noel, os meninos listaram as coisas mais valiosas para eles: “Paz, saúde e uma Ucrânia florescente” para Artem e “paz, família, Ucrânia, pai, Deus” para Tymofii.

Publicado por Marcello Sapio

Vídeo: União Europeia abre negociações sobre adesão da Ucrânia

Source link

pt_PTPortuguese
Nós usamos cookies Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.   
Privacidad