CNN Brasil

França barra avião romeno que transportava 303 cidadãos indianos por suspeita de tráfico humano

As autoridades francesas barraram um avião de passageiros que transportava 303 cidadãos indianos, incluindo 11 menores não acompanhados, no aeroporto de Vatry, por suspeita de tráfico de seres humanos, informou a Procuradoria de Paris à CNN neste sábado (23).

O avião, que pertence à Legend Airlines, empresa com sede na Roménia, viajava dos Emirados Árabes Unidos para a Nicarágua e fez escala no aeroporto de Vatry, cerca de 150 km a leste de Paris, para abastecimento, segundo o Ministério Público.

As autoridades francesas apreenderam o avião em 21 de dezembro, após receberem uma denúncia anônima.

O avião foi fretado por uma empresa registrada fora da União Europeia e a Legend Airlines não participou da venda de passagens para este voo, disse a advogada da companhia aérea Liliana Bakayoko à afiliada da CNN BFMTV.

“Todos os tripulantes de cabine foram interrogados e liberados”, disse Bakayoko, acrescentando que a empresa que fretou este avião era cliente fiel da Legend Airlines e já fretou vários voos antes.

A Legend Airlines se recusou a identificar a empresa, citando investigações em andamento.

Segundo a lei francesa, o tráfico de seres humanos organizado tem penas de prisão de até 20 anos e multas até US$ 3,3 milhões de dólares.

Os menores que estavam no avião foram transferidos para agências governamentais apropriadas para cuidados.

Todos os passageiros adultos foram interrogados pelas autoridades francesas. “Dois dos passageiros estão a ser interrogados sob custódia policial para apurar se os papeis no transporte podem ter sido diferentes do dos outros, também em que condições e com que finalidade”, afirmou a Procuradoria de Paris.

A custódia das duas pessoas foi prorrogada por mais 48 horas neste sábado, disseram os promotores. A Jurisdição Nacional Francesa contra o Crime Organizado (JUNALCO), um braço do Ministério Público de Paris, está acompanhando a investigação.

A embaixada da Índia na França enviou funcionários ao aeroporto para fornecer apoio e está em contato com as autoridades locais, informou em comunicado.

Source link

pt_PTPortuguese
Nós usamos cookies Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.   
Privacidad