Guerra de Gaza é “fracasso moral“ do mundo, diz presidente da Cruz Vermelha

Guerra de Gaza é “fracasso moral“ do mundo, diz presidente da Cruz Vermelha

A presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) lamentou nesta terça-feira (19) o conflito em Gaza como um “fracasso moral” da comunidade internacional e pediu a Israel e ao Hamas que cheguem a um novo acordo para interromper os combates.

“Eu tenho falado de fracasso moral porque cada dia que passa é um dia a mais em que a comunidade internacional não provou ser capaz de acabar com níveis tão altos de sofrimento e isso terá um impacto sobre gerações não apenas em Gaza”, disse a presidente do CICV, Mirjana Spoljaric, a jornalistas em Genebra, após viagens para Faixa de Gaza e Israel.

“Não há nada sem um acordo entre os dois lados, por isso pedimos que continuem negociando”, afirmou ela, referindo-se à libertação de reféns israelenses levados para Gaza por homens armados do Hamas durante o ataque letal no sul de Israel em 7 de outubro.

“As libertações em si são missões altamente complexas e sensíveis.”

Uma trégua mediada pelo Catar e pelo Egito foi mantida por uma semana no final de novembro e resultou na libertação de 110 reféns em Gaza em troca de 240 mulheres e adolescentes palestinos das prisões israelenses.

Em 1º de dezembro, os combates foram retomados e alguns dos reféns restantes foram declarados mortos pelas autoridades israelenses.

Embora o CICV tenha facilitado a libertação dos reféns durante a trégua, o grupo foi criticado por alguns israelenses por não ter feito mais para que os reféns fossem libertados. Alguns usuários das mídias sociais equipararam o CICV a um serviço de táxi para levar os reféns para fora de Gaza.

“Você não vai lá, pega os reféns e os leva para fora”, disse Spoljaric, afirmando que qualquer analogia com um serviço de táxi ou Uber era “inaceitável e ultrajante”.

“Nossos colegas arriscaram suas vidas e sua segurança durante essas operações e os reféns estão altamente expostos enquanto essas coisas estão em andamento”, acrescentou.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pareceu confirmar na semana passada que novas negociações estavam em andamento para recuperar os reféns ainda em poder do Hamas, depois que uma fonte disse que o chefe da inteligência de Israel se reuniu com o primeiro-ministro do Catar.

Spoljaric disse que o CICV estaria pronto para ajudar novamente assim que as partes chegassem a um acordo.

“Continuamos a conversar com todos os lados para estarmos prontos para operacionalizar o acordo que eles alcançarem”.

Source link

pt_PTPortuguese
Nós usamos cookies Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.   
Privacidad